quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A SAGA DE JOSÉ LUIZ

Saint'Clair L. do Nascimento

- Meu pai, o Tenente PM José Luiz do Nascimento nasceu em Nazaré, MG, no final do Século XIX, precisamente no ano de 1887, foi criado em São João Del Rey e verificou praça nas fileiras da Policia Miliar de Minas em 1910 e, a patgir de então, esteve empenhado em todos os turbulentos episódios político/institucionais de que Minas Gerais partipou.

José Luiz casou-se com Corina Ramos, minha mãe, em 27 de setembro de 1914


- O velho tenente lutou na Revolução de 1924 durante o Governo Artur Bernardes, na Revolução de 1930 deflagrada pela Aliança Liberal que alçou Vargas ao Poder e na Revolução Constitucionalista de 1932, eclodida em São Paulo com propósito de redemocratizar o País e que ceifou um milhar de vidas.



- No ano de 2002 publicquei uma pesquisa histórica com o título "José Luiz, Uma Saga Miliciana" em que narrei fatos de sua rica história de vida, tendo como moldura as rebeliões ocorridas no contexto histórico em que viveu, a primeia quadra do atormentado Século X.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente documentário.Aliado aos ensinamentos familiares sempre pautei em buscar conhecimentos em especial no magnifico Cel Saint Clair. Quer pela família, pelo profissionalismo, pela garra e pela dignidade.
Estamos em BH a disposição.
Fraternalmente,
wor -stpm

Anônimo disse...

Esta havendo uma confusão/divergências, honerando o Estado/Instituíção e havendo desgastes da instituíção e burocratização excessiva:
As Apelações Civeis Nr 53 e 61 - TJMMG - culminando com a Uniformização de Jurisprudência Nr 01 -Afirmam que as punições disciplinares prescrevem com dois anos após o cometimento do fato antiético, que não redundem em exclusão, 04 anos para as que possam acarretar exclusão e 05 anos para deserção.
Contudo há uso institucional da Apelação Civil Nr 120 que alega prescrição com 05 anos e não é reconhecida pelo TJMG.
Militares tem sido punidos administrativamente mas ao recorrem a TJMMG as punições são tidas como prescritas e são anuladas. Excesso de papeis e trabalho desnecessários para os magistrados.
Qual procedimento ou orientações poderiam ser aliadas para o fiel cumprimento da lei, na ótica de V.Sª.